Quando a Alegria é uma Escolha

A alegria pode ser um ponto de chegada ou um caminho, um jeito de se viver. Você pode escolher como quer sentir a alegria. Se logo quando acorda, você escolhe ser alegre no decorrer do dia, você se torna mais consciente das suas reações a cada situação. Você decide estar no controle das suas ações, prefere agir com alegria pelo seu próprio bem, simplesmente porque é mais gostoso sentir alegria do que tristeza, medo ou raiva.

Enxergo o sentimento de gratidão como alguém que abre o caminho para a alegria chegar. Quando você sente o seu coração inundado de gratidão, não há espaço para nada além de alegria. Por isso, os exercícios de gratidão são tão promovidos e incentivados. Para lhe ajudar a abrir espaço para a alegria, você pode pensar em algo pelo qual é muito grato(a), se concentrar nesse algo, de olhos fechados, respirar fundo, se conectar com esse sentimento de ser profundamente grato(a), e ficar ali por alguns instantes. Então, escolha carregar essa gratidão todos os dias.

A alegria é o motor para a sua motivação, é a energia que ilumina o brilho nos seus olhos. Para mim, a alegria é a manifestação do amor. Será que é possível amar sem sentir alegria? Acho que não. Por exemplo, quando fazemos algo por amor, sem desejar nada em troca, quando fazemos apenas porque realmente desejamos aliviar a dor de uma pessoa, por amor, sentimos uma imensa alegria no peito, um prazer enorme, ao ver o rosto da pessoa transformado, sem a dor que você ajudou a aliviar. Se não fizermos por amor, deixamos de sentir a alegria inicial da expectativa em ver o resultado no rosto da pessoa. Esse é apenas um exemplo, podemos ajudar o próximo, sem ver o rosto dele, mas se não acreditarmos que a ajuda será válida, também não sentiríamos aquela alegria, certo? Precisamos mais do que acreditar, ter certeza de que estamos promovendo o bem com as nossas ações, a fim de injetar alegria nas nossas ações, mesmo sem ver o resultado que esperávamos.

Escolha ser alegre por você mesmo, para a sua saúde, para viver melhor, para se sentir motivado com o dia que se inicia e as oportunidades que ele permite. Apenas sorria. Sorria para os outros porque você quer sentir alegria em você, independente se será correspondido ou não. De tanto cultivar a alegria dentro de você, através de sorrisos, de aceitar oportunidades, de buscar olhar o lado positivo de tudo, de inundar seu coração de gratidão, não reclamar aleatoriamente (ou seja, sem um objetivo produtivo)… de tanto escolher suas ações a partir da escolha de querer ser alegre, você perceberá que isso não é mais uma escolha pensada, mas sim um jeito de se viver, um estilo de vida emocionalmente saudável para você. Com o tempo, as pessoas ao seu redor vão perceber, e você vai se dar conta de que está rodeado(a) de pessoas alegres também, seja porque se inspiraram com o seu jeito de viver e também escolheram sorrir mais ou porque se identificaram com a sua alegria.

Você já tentou fazer essa escolha de ser alegre, vestir a alegria e sair na rua? Insistiu até perceber que a alegria havia sido plantada dentro de você? Chegou a perceber alguma transformação ao seu redor? Se sim, compartilhe a sua experiência aqui nos comentários, você pode inspirar alguém. Se não, o que acha de tentar?

Por Tatiana Cardoso

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s