Por que você se frustra tanto? (Sob a perspectiva da pesquisa sobre Mindset desenvolvida pela phd Carol Dweck)

Talvez os conceitos de mentalidade de crescimento x mentalidade fixa podem lhe ajudar a responder a pergunta desse título. Bem resumido, a pesquisadora Carol Dweck explica que quem possui uma mentalidade de crescimento acredita que qualquer característica pode ser aprendida e aprimorada. Já as pessoas com mentalidade fixa acreditam que ou você possui essa característica ou não, ou você é inteligente ou não.
Pessoas com mentalidade fixa possuem mais dificuldades de retirar aprendizados das suas frustrações, pois quando não alcançam algo que esperavam, essas pessoas duvidam da sua capacidade. O foco delas passa a ser se culpar e se sentir fracassado. Os resultados que ela consegue são o que determinam a sua própria capacidade.
As pessoas com mentalidade de crescimento também ficam triste e se frustram, mas o foco delas é procurar saber onde elas podem melhorar para tentar novamente e não perderem uma próxima oportunidade, por exemplo.
A boa notícia é que você pode mudar o seu jeito de pensar e ver o mundo! Comece identificando qual é a sua reação frente às frustrações. E, então, passe a escolher o foco dos seus pensamentos, após uma frustração. Com o tempo, o seu foco no aprendizado e no seu próprio desenvolvimento será mais natural. Os conceitos desses dois tipos de mindset sugeridos pela phd Carol Dweck envolvem muito mais do que esses exemplos. Se quiserem, posso explorar mais em posts futuros. Para quem quiser se aprofundar, vale comprar o livro dela: Mindset.
Por Tatiana Cardoso

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s