Falta de Motivação

Tudo o que você precisa está dentro de si. Mas, às vezes, você está vivendo um momento em que é muito difícil acessar o seu coração. Quando se está muito magoado e ferido, fica difícil entrar em contato com a motivação, com o amor-próprio ou com a força que precisa para agir. É como se todos esses sentimentos positivos estivessem envoltos por camadas duras de serem penetradas. E você vai se afastando cada vez mais dessa força interior, acreditando em pensamentos de desvalia de si, ou de culpa, ou de vitimização. Quanto mais acredita em pensamentos assim, mais alimenta sentimentos de tristeza, de angústia, de injustiça, de solidão (mesmo estando rodeado de pessoas). E os dias não aliviam.

Saiba que há uma região no cérebro responsável pelas emoções (sistema límbico) e quando esse sistema está superativado, a tendência do ser humano é se manter em sensações negativas. Ou seja, se já está tristes, é mais provável que veja coisas tristes e negativas. O sistema límbico é por onde passa tudo o que recebe do mundo. Ele dá a cor da emoção para cada coisa que você vê, é a sua interpretação emocional e, só, então essa informação é racionalizada e armazenada na memória. Então, pense comigo, se você continuar assim, acreditando nesses pensamentos e sentindo o que está sentindo, você vai continuar assim.

Como mudar? Só você pode sair dessa armadilha de pensamentos e sentimentos negativos. Encontre a sua forma de fazer isso. Não espere a motivação cair no seu colo, porque ela já está dentro de você. E se está com dificuldade de acessá-la, você precisa fazer algo. Comece se cercando de atividades que fazem você se sentir bem, atividades que elevem o seu espírito e os seus sentimentos. Faça uma lista de coisas que lhe equilibram emocionalmente. Pode ser ouvir uma música, falar com alguém importante para você, conhecer pessoas novas, estar em contato com a natureza, ajudar alguém, fazer alguém sorrir, dar risada, fazer um diário de gratidão, buscar apoio profissional… Comece a agir para que seus sentimentos possam fluir e não fixados no negativo.

Os pensamentos e sentimentos influenciam o organismo físico. Experiências prazerosas descarregam hormônios no nosso organismo diferentes dos que são descarregados em situações de medo, ou estresse, por exemplo. E o corpo físico reage de diferentes maneiras a cada situação. Os músculos se contraem na situação de estresse, o que por muito tempo, pode gerar fatiga e exaustão mental. Cuide dos seus pensamentos, faça atividades que gerem sensações de alegria e prazer, que sejam saudáveis para o seu corpo físico. Aos poucos você vai ver um colorido diferente no mundo. E, assim, você conseguirá se conectar com a sua força interior para você investir na mudança que quer ver na sua vida. – Tatiana Cardoso

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s